Em sua quinta edição, o Colóquio Internacional Sul de Literatura Comparada: Fazeres Indisciplinados reuniu, entre 08 e 10 de outubro de 2012, professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação de instituições de diferentes partes do Brasil e do mundo para debater as perspectivas e as questões teóricas dos estudos comparatistas na contemporaneidade. Ao longo dos três dias, além de palestras, mesas redondas e minicursos, o evento contou com 16 sessões de comunicação, totalizando mais de 70 trabalhos apresentados subdivididos em cinco eixos temáticos: Ficções de alteridades, Comparatismo e práticas de ensino, Tradução e mediação cultural, Trânsitos e intercâmbios disciplinares, Olhares e leituras sobre a imagem.

Longe de ser tomado como algo pejorativo, o adjetivo “indisciplinado”, escolhido como tema do evento, indica não só uma insatisfação com conceitos e propostas estagnadas dentro dos seus limites de atuação como também uma busca incessante por interações e diálogos com outras áreas, limítrofes ou distantes, orientando, assim, o comparatista em seus mais distintos fazeres, seja em suas pesquisas, seja em sua atividade docente. Muito embora o questionamento constante sobre o próprio pensar e fazer tenha marcado, desde o início, a história da Literatura Comparada, hoje novas perguntas se impõem: Qual o seu papel dentro e fora da esfera acadêmica? Que importância possuem as obras literárias e a crítica comparatista no mundo contemporâneo? Como pensar e como agir nessa nova realidade, marcada pela interatividade, simultaneidade e virtualidade?

O século XXI trouxe um novo cenário e uma nova ordem de relacionamentos que ainda buscamos compreender. E no esforço do ser humano para compreender a si e aquilo que o rodeia, a crítica comparatista desempenha um relevante papel, do qual não pode se furtar. Sempre voltada ao outro, sempre valorizando a heterogeneidade, sempre superando e questionando fronteiras, a Literatura Comparada deve, mais do que nunca, manter-se “indisciplinada” na sua teoria e na sua prática, no trabalho crítico e na docência, observando a partir de ângulos inusitados, propondo leituras inovadoras, sugerindo aproximações inquietantes, transpondo os limites do óbvio e, acima de tudo, questionando o seu papel na cena contemporânea.

Os textos publicados aqui são adaptações dos trabalhos apresentados por professores e alunos de pós-graduação nas sessões de comunicação do V Colóquio Internacional Sul de Literatura Comparada. Abarcando os mais diversos objetos de análise a partir de diferentes aportes teóricos comparatistas, estes artigos configuram um excelente panorama dos temas e questões mais relevantes à disciplina em seu “fazer indisciplinado” na contemporaneidade.

Agradecemos o trabalho inestimável de todas as professoras e professores, do Curso de Letras da UFRGS, que compuseram a Comissão Científica, contribuíram nas avaliações dos resumos e na orientação final de alguns dos artigos aqui apresentados, e às professoras e aos professores de outras universidades, que colaboraram na mediação de mesas e na avaliação das apresentações. Agradecemos também às alunas e aos alunos da Comissão de Apoio que trabalharam de forma incansável, antes e depois do evento, para que ele acontecesse e para que essa publicação viesse a público.

Os organizadores